Foto: CIM VDL

Genius DHD’, um projeto de António Laranjeira, Gabriel Camões e Simão Pereira, alunos do 11.º ano da Escola Secundaria de Nelas foi o grande vencedor da 11.ª edição do Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões.

Consiste na criação de uma fralda inteligente para acamados, controladas por um microcontrolador, sensor de humidade e temperatura de forma a promover o conforto e qualidade de vida dos utilizadores.

Em segundo lugar ficou ‘HSC’, da Escola Secundaria de Tondela, e o terceiro lugar foi para o projeto ‘Rissol da Serra’, da Escola Profissional de Tondela.

Os vencedores foram conhecidos durante a Final do Concurso de Ideias de Negócio, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, e saíram de entre as 12 ideias de negócio finalistas escolhidas pelo júri do concurso.

O projeto vencedor vai agora representar a CIM Viseu Dão Lafões na final regional, que irá decorrer em Castelo Branco, sendo ainda a equipa premiada com uma missão de empreendedorismo de quatro dias, a Dublin, na Irlanda.

Já para o projeto que ficou no segundo lugar, terá a recompensa de participação numa missão de três dias a Barcelona, enquanto o terceiro classificado estará numa missão de dois dias em Madrid.

O projeto ‘Wanted’ é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões que desde a sua primeira edição, em 2011, procura promover o empreendedorismo nas escolas dos 14 municípios que a integram.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.