Foto: PSD Viseu

Os deputados do PSD eleitos por Viseu visitaram o concelho de Nelas e no final acusaram o Governo de fazer “investimento de mínimos olímpicos”.

A visita dos parlamentares do PSD decorreu no âmbito do “Dia do Eleitorado” e teve por objetivo conhecer melhor as necessidades da população do território e colaborar com o poder local na procura de soluções para os projetos e os problemas identificados.

Estiveram com o executivo nelense nos Paços do Concelho, e visitaram a Escola Secundária de Nelas e o Centro de Saúde de Canas de Senhorim, entre outros locais e, segundo o deputado Hugo Carvalho, “foi possível comprovar que os valores financeiros que o Governo socialista tanto propaga não estão a chegar ao terreno”, disse após a visita, acrescentando que se trata de uma realidade que já haviam constatado “em Carregal do Sal, na semana passada”.

Na conversa que mantiveram com o presidente da autarquia de Nelas, Joaquim Amara, Hugo Carvalho adiantou que foi possível “conhecer melhor a realidade do concelho e a dificuldade que esta e outras autarquias têm tido em lidar com as más decisões centralistas deste Governo, cuja solução apontada pelos governantes aos nossos autarcas apenas tem sido uma: endividem-se mais”, disse o parlamentar ‘laranja’.

“Vejamos um exemplo de como aconteceu o processo de transferência de competências na área da educação para as autarquias: faturas do gás e da eletricidade que foram estimadas pelo Governo por valores abaixo e que, entretanto, tiveram aumentos que têm estado a ser compensados aos municípios. A tesouraria das autarquias serve então para socorrer aquilo que é e que foi um mau planeamento e má orçamentação dos valores pelo Estado?”, acrescentou Hugo Carvalho.

Os deputados tiveram ainda a oportunidade de conhecer as instalações da Escola Secundária de Nelas, que aguarda obras de requalificação há vários anos e que Hugo Carvalho remete para “um défice escondido pela falta de investimento público que o Governo protagonizou e que agora desresponsabilizou para as autarquias”.

Acrescentaram os parlamentares do PSD que o primeiro ministro, António Costa “afirma-se como um defensor da escola pública, mas, ao deixar que, por falta de investimento, as condições de funcionamento das mesmas se degradem, provoca nas famílias um sentimento de tristeza sobre a capacidade de resposta e a qualidade do serviço público”.

Os deputados conheceram também o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e o Centro de Saúde de Canas de Senhorim e no final consideraram, que “Nelas é também uma região que perdeu Fundos Comunitários no 2030 e que teve de esperar, vejam só, pelo PRR para ver os mínimos olímpicos do Estado Central. Exemplo é este Centro de Estudos Vitivinícolas que está desde 2001 a tentar comprar um trator para tratar da plantação e do estudo de centenas de castas”.

Em Canas de Senhorim, na conversa com os responsáveis do Centro de Saúde local, dizem ter recebido a informação que a Unidade ainda não consegue compensar o esforço dos seus profissionais clínicos porque não lhe é concedido pelo Estado o estatuto de Unidade de Saúde modelo B.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.