Foto: Feira do Vinho do Dão

A Feira do Vinho do Dão regressa de 01 a 03 de setembro à Praça do Município de Nelas, sendo o dia 31 de agosto reservado para o Dia Técnico.

A cerimómina de apresentação decorreu esta segunda-feira passada (7 de agosto) no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O cartaz desta que é a  32ª edição da Feira do Vinho do Dão, em Nelas, conta com os Os Azeitonas – dia 1 de setembro, Aurea e DJ Wilson Honrado – dia 2 de setembro, e Gustavo Reinas e Ricardo Camões – na noite de 3 de setembro.

Entre as novidades deste ano, destaque para a presença internacional de Dirceu Vianna Júnior, ao longo dos três dias do evento, único Master Of Wine de língua portuguesa e embaixador dos Vinhos de Portugal que estará em contato permanente com todos os produtores de vinho em exposição, dando-se um grande passo para a projeção dos Vinhos do Dão nos mercados internacionais.

O dia 31 de agosto, Dia Técnico dedicado a profissionais do setor, arranca com o Concurso Feira do Vinho do Dão, Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, 10 Brancos, 10 Tintos e 5 Rosados, com a Direção Técnica Luís Lopes e este ano, pela primeira vez, 5 Espumantes. Ainda na quinta-feira, está marcada a apresentação do Projeto de Aldeias Vinhateiras pela AMPV e a Apresentação PEPAC – Plano Estratégico da PAC 2023-2027, com presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Na sexta-feira, dia 1 de setembro, realiza-se a Sessão Solene no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, que marca a inauguração oficial desta edição, com presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Destaque ainda para a apresentação do novo Projeto Gastronómico do Município “À Mesa no Coração Do Dão”, uma iniciativa que tem como rosto cinco Chefes naturais do nosso Concelho, Diogo Rocha, Henrique Ferreira, Luís Almeida, Nuno Fonte e Paulo Gonçalves, que se unem neste projeto, recuperando e fazendo reviver sabores tradicionais com um toque de contemporaneidade, sem nunca esquecer a história, a identidade e a autenticidade da Região.

A Feira do Vinho do Dão é conhecida por reunir os melhores produtores de Vinho da Região Demarcada do Dão.

O evento oferecerá várias atrações para toda a família, entre as quais atividades que incluirão espaço para animação infantil, showcookings, provas de vinho, mostra de produtos gastronómicos, praça de alimentação, passeios, desporto e associativismo, Dj’s, encontros de clássicos, encontros e desfiles etnográficos e encontros confrádicos e exposições.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.