Foto: CM Nelas

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, garante que as unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho vão ser requalificadas, num investimento global a rondar os 2,9 milhões de euros (ME).

Numa altura em que o Município continua a negociar com a tutela o processo de transferência de competências na área da saúde, a requalificação das duas USF´s, em Nelas e Canas de Senhorim, era uma das reivindicações da autarquia, estando agora garantida, segundo Joaquim Amaral, sendo as obras nos dois edifícios feitas pagas na totalidade por verbas do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], ao abrigo de uma candidatura apresentada pelo Município e que foi aprovada.

Na USF de Nelas, o investimento será maior, a rondar os 2,2 ME, e mais 700 mil para obras na USF de Canas de Senhorim. Dois edifícios, lembra Joaquim Amaral, que foram construídos na década de 1970 e se encontram degradados.

As obras previstas serão ao nível da estrutura dos dois edifícios, com melhoria da eficiência energética, mas também das condições de segurança e do conforto dos profissionais e dos utentes e nas acessibilidades.

Enquanto decorrerem as obras, que deverão arrancar ainda este ano, as duas USF’s continuarão a funcionar, mas com alguns condicionalismos, estando previsto que, depois de prontas, permitirão um alargamento do horário no funcionamento.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.