Imagem: egov

A nova geração do Cartão de Cidadão, com fotografia maior e que dispensa a utilização de leitor de cartões, está disponível a partir de hoje, 11 de junho.

É um cartão que o Governo considera “mais completo, mais seguro, mais digital” e “muito inovador”, com recurso a tecnologia sem contacto (‘contactless’) para simplificar a leitura da informação e abre novas formas de utilização, como, entre outras, suar o Cartão de Cidadão como passe nos transportes públicos, ou como entrada para concertos e outros eventos com acesso através de bilhete digital.

Embora seja um cartão físico, cerca de 50% das características são digitais, com recurso a mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, que o torna como um dos documentos de identidade mais seguros do mundo, e feito com materiais inovadores.

A fotografia do titular do novo cartão passa a ter maiores dimensões, para permitir identificar melhor o titular do Cartão do Cidadão, e o chip passa a estar no verso.

O novo Cartão do Cidadão pretende também melhorar a precisão e eficiência nos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo também documentos de viagem seguros e à prova de falsificação.

O novo cartão estará disponível para os requerentes em primeira emissão, e para quem necessitar de renovação. O anterior cartão mantém-se válido até à data que consta no documento.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu