Foto: CM Oliveira de Frades

Covelo de Arca, no concelho de Oliveira de Frades, é mais uma ‘Aldeia de Portugal’.

A adesão havia já sido anunciada em novembro passado mas a integração nesta rede foi apenas formalizada no domingo, com a assinatura da carta de compromisso de adesão à rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural.

A classificação surgiu na sequência de uma candidatura desenvolvida em conjunto pelo Município de Oliveira de Frades, ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, ATA – Associação de Turismo de Aldeia e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Arca e Varzielas.

A aldeia de Covelo de Arca, situada num vale em plena Serra do Caramulo para além da sua riqueza agrícola, de policultura intensiva, também apresenta várias casas datadas muitas delas dos séculos XVIII e XIX.

Foi também reconhecido o papel dos habitantes da aldeia na preservação dos costumes e tradições da aldeia, dinamizando várias iniciativas de preservação e partilha de atividades agrícolas e etnográficas de outros tempos, com destaque para a malha do centeio e o ciclo do linho. Há ainda um percurso pedestre que inclui no seu trajeto a passagem pelo Dólmen de Arca, classificado como Monumento Nacional.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.