Oliveira de Frades vai ter um parque de energia renovável que servirá as empresas instaladas na zona industrial, avançou o presidente da autarquia, João Valério.

Vai nascer de uma parceria com a Martifer, tendo sido já assinado o protocolo que viabiliza “a constituição de uma Comunidade Energética, que visa servir toda a zona industrial e a ideia é que todos os empresários de lá possam aderir a esta comunidade”, informou o autarca.

“Cada empresário terá uma quota, uma comparticipação, nesta comunidade energética e, em contrapartida, recebe energia renovável de baixo custo, mediante a sua comparticipação, para fazer face a esta crise energética que todos estamos a viver”, explicou João Valério, acrescentando que o projeto prevê a instalação de painéis solares, que também vão fornecer energia ao município, uma vez que “o protocolo abrange energia alternativa para a estação de tratamento de águas” residuais (ETAR) do concelho.

“Estão a ser instalados cerca de 150 painéis para reduzir a fatura, porque temos bombas a trabalhar 24 horas sobre 24 horas, com um alto consumo de energia, e esta foi a forma encontrada para reduzir a fatura no final do mês”, defendeu.

João Valério disse ainda que, “neste momento, a Martifer já está a construir um parque para autoconsumo que, no fundo, servirá de modelo para a comunidade energética” e está a ser implementado na Zona Industrial de Oliveira de Frades.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.