Treinador do Tondela , Pako Ayestarán

O treinador do Tondela, o espanhol Pako Ayestarán, considera que a sua equipa está “a 99%” para defrontar este sábado o Vitória, em Guimarães, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol.

É o regresso do técnico ao banco dos suplentes, depois de ter falhado a deslocação do Tondela a Alvalade, na derrota por 2-0 com o Sporting, por se encontrar a recuperar da Covid-19.

Surto de covid que também afetou o plantel, desfalcado de várias unidades no jogo com os campeões nacionais, e que levou a Delegada de Saúde a isolar jogadores e staff, situação que obrigou ao adiamento da partida com o Moreirense, a contar para a 13.ª jornada, e que se vai jogar apenas a 3 de janeiro.

“[Não estamos a 100%] Estamos a 99%. [Os jogadores] Estão bem. A equipa esteve a treinar em casa, por videoconferência, com diversas sessões, e creio que foi o suficiente e chegaram com muita fome de bola, muita fome de evoluir, muita fome de competir e nós, equipa técnica, com muita fome de treinar, o que faz uma combinação perfeita”, reconheceu Pako Ayestarán, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo no Estádio D. Afonso Henriques, no sábado, pelas 18:00.

Para o jogo em Guimarães, o Tondela chega com apenas três treinos, ainda assim “muito intensos, com muito ritmo”.

Quanto à estratégia para sábado, o técnico assumiu que “não vai mudar por causa desta paragem”, já que a sua forma de trabalhar, reconheceu, “sempre foi a de preparar a equipa para diversas realidades, para enfrentar dificuldades e superá-las”.

Pako Ayestarán disse que a equipa “está consciente das suas capacidades e debilidades” e agora “o mais importante é manter a frieza emocional”, uma vez que defendeu que “o estado emocional é sempre importante, mas ainda mais daqui para a frente”.

O Tondela, com 12 pontos e na 10.ª posição, e menos um jogo, defronta, pelas 18:00 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, o Vitória de Guimarães, em sétimo lugar, com 19 pontos, em jogo da 14.ª jornada da I Liga.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.