Paulo Lopes, responsável pela secção de futsal do clube, concedeu uma entrevista à Estação Diária, onde reafirmou as críticas à falta de apoios do Município ao futsal do Viseu 2001.
Já no dia 31 de maio, em comunicado, a direção do Viseu 2001 havia respondido ao presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que a desafiou a demarcar-se das críticas de falta de apoio do Município, feitas pelo responsável pela secção de futsal do clube, Paulo Lopes.
Em causa as críticas de Paulo Lopes à falta de apoio da autarquia ao projeto de futsal do Viseu 2001, que esta época acabou por descer de divisão, e que mereceram resposta do autarca viseense na última sessão do executivo.
Os responsáveis pelo clube, lembraram, que a orgânica do Viseu 2001 é composta por quatro secções, cada qual com seu responsável, “mas cabe-nos a nós como Direção e em particular ao seu Presidente ser solidário com as reivindicações que reclamem mais e melhores apoios para cada uma das Comissões Executivas do clube sem exceção”, pode ler-se no comunicado.
Leia o comunicado, na íntegra:
Na sequência das recentes declarações públicas entre o Viseu 2001 e o Município de Viseu, a Direção do Viseu 2001 vem esclarecer e informar algumas questões que foram levantadas sobre este assunto.
Como é do conhecimento o Viseu 2001 nos seus estatutos é composto atualmente por 4 secções que são representadas pelas suas Comissões Executivas com competência de tomadas de decisão conforme o regulamento interno do clube.
As declarações públicas proferidas pela CE Futsal na pessoa do seu Diretor Executivo, Dr. Paulo Lopes, manifestam e refletem o sentimento vivido pela secção do Futsal do Viseu 2001 no que respeita ao alto rendimento da modalidade.
Aceitamos todas as opiniões que concordem ou descordem das referidas declarações, mas cabe-nos a nós como Direção e em particular ao seu Presidente ser solidário com as reivindicações que reclamem mais e melhores apoios para cada uma das Comissões Executivas do clube sem exceção.
Cumpre-nos ainda esclarecer as declarações do Exmo. Senhor Dr. Fernando Ruas, Presidente do Município de Viseu, relativamente aos apoios que a Câmara Municipal deu ao Viseu 2001 nas últimas 5 épocas (mais de um milhão de euros) e nos últimos 10 anos (1,6 milhões de euros).
Permitam-nos esclarecer atendendo às diversas solicitações que temos tido.
Os valores descritos, por excesso, são considerados como os valores que até se poderiam receber cumprindo todos os objetivos desportivos que na maioria das vezes não são atingiveis. A estes valores teremos de retirar o custo da utilização de instalações municipais que só nos últimos 5 anos ascendem aproximadamente a 300 mil euros e que estarão muito próximo dos 500 mil nos últimos 10 anos.
Nos Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo que são elaborados com as Associações Desportivas e que são públicos, são considerados como apoio a isenção do pagamento das taxas de utilização de instalações desportivas e/ou serviços municipais.
Assim, efetivamente os apoios financeiros dos últimos 5 e 10 anos que foram destinados a todas as modalidades do Viseu 2001, incluindo aqui a equipa principal de futsal, estará longe dos números anunciados.
Ainda assim reiteramos que estes apoios são de extrema importância para o Associativismo Local e que ajudam todas as coletividades a dinamizar e desenvolver o desporto no concelho de Viseu.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.