O bolo rei de maçã Bravo de Esmolfe é a nova criação de uma empresa em Penalva do Castelo, que nasceu com o objetivo de evitar o desperdício de fruta que não pode ser vendida no circuito comercial.

Foi Sandra Ferreira, uma confeiteira do concelho, quem desenvolveu a receita e avançou com a utilização da Maça Bravo de Esmolfe na confeção de Bolo Rei, entretanto disponibilizado comercialmente através do site drbravo.pt, promovido pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e considerado o maior portal online de promoção à Maça Bravo de Esmolfe.

Com esta receita, garantem os seus responsáveis, há um reaproveitamento de maçãs que por terem baixo calibre, ou que por outras razões ficam fora do circuito comercial, evitando assim que sejam desperdiçadas. A produção deste ano foi severamente afetada pelo mau tempo em outubro, e que provocou baixo calibre em muito do fruto que assim tem uma possibilidade de ser escoado pelos produtores, evitando que fosse desperdiçado.

Garantem ainda que a receita preserva todas as propriedades medicinais da maçã Bravo de Esmolfe, com os frutos a serem comprados a produtores certificados.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm