Foto: CM Penalva do Castelo

O Mosteiro do Santo Sepulcro, no concelho de Penalva do Castelo, está oficialmente reclassificado como Monumento Nacional, com a decisão do Governo já publicada em Diário da República.

Foi elevado da categoria de ‘Interesse Público’, à de ‘Monumento Nacional’,
mantendo a zona especial de proteção, já anteriormente definida, com a tutela a justificar a reclassificação do Mosteiro por representar “um valioso testemunho da remota época da sua fundação, e um singular exemplar artístico e arquitetónico do estilo românico, de características rurais bem conservadas”.

No despacho de elevação do Mosteiro do Santo Sepulcro a Monumento Nacional, pode ainda ler-se que “transmite uma grandeza que lhe concede lugar indiscutível no imaginário religioso nacional, justificando a reavaliação do valor patrimonial atribuído”.

O Mosteiro do Santo Sepulcro foi o primeiro mosteiro construído em Portugal pela Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro e terá sido edificado nos primórdios da fundação de Portugal.
No mosteiro, a Câmara de Penalva do Castelo já investiu cerca de 700 mil euros em obras num projeto de valorização do monumento que incluiu ainda a criação de um centro interpretativo e um anfiteatro na zona envolvente.

A previsão da autarquia é que possam estar concluídas até junho deste ano.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.