Foto: D.R.

A DECO fez um estudo para descobrir em que cidade é que os portugueses vivem em mais harmonia, e teve em consideração fatores como a segurança, a limpeza e gestão de resíduos, o custo de vida e muito mais.

A conclusão a que se chegou foi que os portugueses mais satisfeitos com o sítio onde vivem encontram-se na cidade de Viseu (como já aconteceu em outros anos). Pelo contrário, os portugueses que vivem em Lisboa, Porto, Évora e Setúbal mostram-se menos satisfeitos.

Seguem-se alguns dos pontos que ajudaram a cidade de Viseu a chegar ao topo da lista.

6 das principais razões que tornam Viseu a melhor cidade para se viver em Portugal

1. Ser mais amiga do meio ambiente

Viseu colocou em prática diversas iniciativas que ajudaram a cidade a chegar ao topo nas categorias de “Meio ambiente e poluição” e “Limpeza e gestão de resíduos”. O objetivo desta cidade é tornar-se mais verde e limpa para todos.

Uma das medidas colocadas em prática na região foi o VISEU RECICLA que permitiu a instalação de mais de 350 novas ilhas ecológicas no concelho. Além disso, Viseu reciclou 45kg por habitante, um número muito acima da meta nacional (de 29kg).

A frota para recolha de resíduos foi reforçada em Viseu, passando a ter, ao todo, mais nove veículos.

Os estabelecimentos também têm ajudado a que esta seja uma das cidades portuguesas mais amigas do ambiente por aderirem ao serviço porta-a-porta de recolha de resíduos e por tomarem medidas que promovam a sustentabilidade.

O Mercadona de Viseu é um excelente exemplo de apoio à sustentabilidade da cidade. Este estabelecimento tem cerca de 507 painéis solares que ajudam a poupar cerca de 20% em eletricidade todos os anos, segundo a informação publicada no site de notícias de Lifestyle e Cultura – Echoboomer.pt.

O novo Mercadona também conta com dois lugares de estacionamento onde é possível carregar os veículos elétricos.

2. Preocupação com os espaços verdes

Em Viseu, os espaços verdes e naturais são muito valorizados e, como tal, são colocadas várias medidas em prática para os proteger. Reabilitação de espaços e instalação de ecopontos florestais são alguns exemplos.

Só desde 2014, o concelho já plantou cerca de 13 mil árvores! Também foram tomadas decisões mais amigas do ambiente (como a substituição da relva) que permitem melhorar os espaços verdes e poupar água.

Em Viseu, o abate de árvores é sempre a última opção, mas se for mesmo necessário, serão plantadas novas árvores para que se mantenha o equilíbrio.

3. Cultura e lazer não faltam

Sabia que Viseu é um dos municípios com mais oferta cultural por cada 1000 habitantes?

Isso mesmo, só desde 2018 foram investidos 3,2 milhões de euros, o que resultou em cerca de 176 projetos aprovados, 1300 eventos culturais e mais de 200 postos de trabalho.

Outros investimentos feitos até à data foram a Feira de São Mateus, o Museu de História (e, brevemente, chegará outro museu à cidade), uma agenda anual de eventos e muito mais. Em Viseu, terá sempre algo para fazer no tempo livre.

4. A mobilidade tem sido uma preocupação

A requalificação de estradas e estruturas é uma das preocupações da cidade de Viseu, de modo a melhorar a circulação a pé ou de carro. Um dos objetivos é melhorar a circulação nas estradas que ligam a cidade às freguesias.

Já dentro da cidade, o MUV BIKE é um dos investimentos que pretende melhorar a circulação dos habitantes.

5. A cidade investe na educação

A oferta educativa de Viseu é muito diversificada e a cidade tem investido para que a formação se torne cada vez mais abrangente. Foram, ainda, reabilitados diversos estabelecimentos de ensino, melhorando as condições nos mesmos.

O apoio à educação também é um assunto levado a sério no distrito e são muitas as famílias que recebem apoio com a oferta de manuais e materiais escolares, bolsas de estudo e muito mais.

6. Segurança em primeiro lugar

Na categoria de “segurança e criminalidade”, Viseu pontua 7,8 pontos em 10, partilhando o primeiro lugar de cidade mais segura de Portugal com Viana do Castelo.

A cidade reforçou a equipa de efetivos dos Bombeiros Sapadores e Polícia Municipal de modo a que seja dada uma resposta adequada em caso de urgência. Também foi construído um novo Quartel de Bombeiros Sapadores no Aeródromo Municipal.

Estas e outras medidas fazem com que os habitantes se sintam seguros em Viseu.

Se ter uma boa qualidade de vida é importante para si, dê uma oportunidade à maravilhosa cidade de Viseu.

(Artigo ‘LifeStyle’ – UniK)