Portugal entrou esta segunda-feira em Estado de Contingência, que vai vigorar, pelo menos, durante cinco dias, devido à previsão de calor extremo que eleva para nível máximo risco de incêndios florestais.

Há previsão de temperaturas máximas a rondarem ou mesmo ultrapassarem os 40 graus na generalidade do território, e a tendência é ainda para um agravamento ao longo dos próximos dias.

Por Viseu, o concelho de Tabuaço, a norte do distrito, é onde a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para temperaturas mais elevadas, que na quinta-feira, 14 de julho, podem chegar aos 46 graus.

Ao decretar Estado de Contingência, o Governo assegura que a Autoridade Nacional de Proteção Civil tem à sua disposição todos os meios e operacionais de combate aos incêndios, que ficam obrigados a estarem disponíveis para qualquer ocorrência, e avança ainda a contratação de 100 novas equipas de bombeiros.

Durante estes cinco dias é totalmente proibida a realização de queimadas, circulação e permanência em meio florestal, lançamento de fogo de artifício e utilização de maquinaria pesada em trabalhos agrícolas.

Como aconteceu na pandemia, quem se recusar a cumprir as restrições impostas irá incorrer no crime de desobediência.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.