O ministro do Ambiente espera que até final do ano esteja concluído o projeto para a reabilitação da barragem de Fagilde, em Viseu, e admitiu a possibilidade de alargar os municípios servidos pelas Águas Douro e Paiva.

A informação foi avançada por Duarte Cordeiro, durante a audição no parlamento   sobre a apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

O governante lembrou que foi celebrado um protocolo entre a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e o município de Viseu, para estudar a reabilitação da barragem, e que o até final do ano deverá estar concluído.

Acrescentou ainda ter autorizado a Águas de Portugal, através da Águas Douro e Paiva, para estudar a possibilidade de dar resposta em termos de abastecimento em alta a um conjunto de municípios do distrito de Viseu, casos de São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Viseu, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.

O ministro acrescentou que se estas duas soluções avançarem, a região ficará com o que considerou “soluções mais robustas” para garantir o abastecimento de água às populações.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm