A Proteção Civil alertou hoje para possíveis inundações e deslizamentos de terras, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para possibilidade de chuva e vento forte para os próximos dias, que na região de Viseu serão sentidos de forma mais intensa no dia de Natal.

Segundo uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o agravamento das condições meteorológicas pode ainda dar origem a cheias (devido ao transbordo de rios e ribeiras), arrastamento para as estradas de objetos e estruturas móveis por causa do vento e a formação de lençóis de água que condicionem a circulação rodoviária.

Com base na informação do IPMA, a chuva no fim-de-semana, em particular no domingo, deverá ser mais intensa na região Norte e Centro.

O vento também poderá soprar com rajadas fortes, em especial nas regiões mais montanhosas do distrito de Viseu.

Alerta a Proteção Civil para a necessidade de manter limpos, e desobstruídos, os sistemas de escoamento das águas e também a fixação de estruturas suspensas ou amovíveis, além de uma maior precaução na circulação junto a áreas arborizadas e zonas ribeirinhas.

Na estrada, é também recomendada uma condução mais defensiva.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm