A Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população para condições meteorológicas adversas, devido a previsões de chuva intensa até segunda-feira, com possibilidade de inundações em meio urbano.

Viseu é um dos distritos onde a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para níveis elevados de precipitação, e de valores acumulados, em especial nas madrugada de sexta e sábado, e durante o dia de domingo.

Vários municípios do distrito de Viseu também já emitiram alertas de mau tempo, para informarem a população e ajudarem a prevenir eventuais situações de maior risco, para pessoas e bens.

Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água, inundações em locais historicamente vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas, bem como a possibilidade de queda de ramos ou árvores, são algumas das consequências habituais neste quadro, para as quais alertou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em comunicado.

O alerta é extensivo a “possíveis acidentes na orla costeira”.

Recomenda-se aos condutores que adotem uma condução defensiva. De igual modo, deve ser evitado o atravessamento de zonas inundadas “para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

Ter especial cuidado na circulação e permanência junto a zonas arborizadas ou de costa são outros conselhos da Autoridade.

Em zonas rurais vulneráveis a alagamentos e inundações devem ser retiradas as máquinas agrícolas e os animais para lugar seguro.

Sobre a situação, o IPMA atualizou ao final da tarde a previsão para os próximos dias.

Comunicado válido entre 2021-10-28 17:39:00 e 2021-10-29 21:00:00
Assunto: Mudança do estado tempo em Portugal Continental
A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias dará lugar a tempo chuvoso, a uma descida da temperatura máxima e a uma subida da temperatura mínima entre os dias 28 e 31 de outubro.

A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental irá enfraquecer, e permitir a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria nos dias 28 e 29 e, posteriormente, a influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico.

Esta situação meteorológica irá originar precipitação em todo o território e tem potencial para produzir chuva persistente e, por vezes, forte, em especial no litoral Norte e Centro no dia 29 e nas regiões Centro e Sul no dia 30 e nas regiões Norte e Centro nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

A precipitação que ocorrerá associada a este episódio pouco comum em Portugal, trará a vastas regiões do território nacional valores acumulados em 24 horas da ordem de 50 a 60 mm, sendo que em zonas de montanha, onde os mecanismos de precipitação serão amplificados, poderão ocorrer valores da ordem de 70 a 80 mm. No período do fim de semana e feriado, a precipitação acumulada em diversas áreas no Norte e Centro excederá os 100mm, prevendo-se que nas zonas montanhosas ultrapasse mesmo os 150 mm, com o consequente aumento significativo dos caudais de rios e ribeiras.

O vento do quadrante sul irá aumentar de intensidade, em particular na faixa costeira e nas terras altas onde soprará temporariamente forte e com rajadas até 70 km/h e 90 km/h respetivamente.

Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional. No dia 30 prevê-se ondas de oeste que poderão atingir 4 metros na costa ocidental a sul do Cabo Mondego.

Este será o último comunicado referente a esta situação.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.