Foto: CIM VDL

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pede à população para que tenha “o máximo cuidado” na utilização do fogo, devido ao risco elevado de incêndio, face às temperaturas elevadas que se vão registar até ao dia de sábado.

As queimadas em espaço rural são uma das principais preocupações das autoridades, mas também o uso de maquinaria pesada em zonas de floresta e mato.

A Proteção Civil colocou em Alerta Amarelo o dispositivo de combate aos fogos em nove distritos, entre os quais Viseu, tendo o Governo autorizado a ativação de um reforço máximo de 100 equipas de combate a incêndios até sábado.

Este reforço de meios é uma antecipação da capacidade de resposta do dispositivo de combate a incêndios rurais, que a partir de domingo entrará no “nível II”, sendo progressivamente reforçado até atingir a sua capacidade máxima entre julho e setembro.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) mostram que desde o início do ano e até hoje ocorreram 2.986 incêndios rurais que provocaram 9.376 hectares de área ardida, sendo a maioria em zona de mato.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.