Foto: CCL

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) critica a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural que o Governo quer em vigor a partir de julho, afirmando que, entre outros, estão em risco atividades desportivas como ralis e trails.

O documento, que o Governo entende como “crucial para o planeamento das medidas de prevenção e combate a incêndios rurais” prevê medidas como a proibição de circulação nas zonas previstas pelo Carta de Perigosidade sempre que esteja em vigor uma situação de risco de incêndio elevado.

O cancelamento de eventos como ralis, trails, caminhadas ou até procissões, dizem os municípios, são situações previstas e que os autarcas entendem que pode tirar dinamismo às regiões.

Na região de Viseu, entre outros eventos desportivos em ambiente florestal, são várias as provas de trail, BTT e percursos pedestres, previstas para meses onde é habitual a situação de risco de incêndio elevado, além do Rali Vouzela-Viseu, em agenda para os dias 01 e 02 de setembro, ainda em pleno verão.

Os municípios defendem que a Carta de Perigosidade de Incêndio Rural deverá manter-se suspensa pelo menos até final do ano.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.