Os portugueses estão a reciclar cada vez mais e nos 19 concelhos que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) praticamente duplicou nos últimos sete anos.

Segundo números da associação, no ano passado, cada habitante da região reciclava em média 42 quilos de resíduos recicláveis, o dobro na comparação com os 21 quilos reciclados em 2014.

Os responsáveis pela Planalto Beirão esperam que os números deste ano possam ainda refletir um novo aumento dos valores de reciclagem na região.

Esta subida, dizem, resulta do investimento feito nos últimos anos pela AMRPB na instalação de novos contentores e nas campanhas de sensibilização e educação ambiental, entre outras medidas.

Até 2025 os 19 concelhos que integram o Planalto Beirão vão ter que cumprir a meta de separar e reciclar 65% dos resíduos de embalagens produzidos, o que equivale a 87 quilos por habitante.

A Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão foi criada há 30 anos, para gerir a recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos. É constituída por 19 municípios dos distritos de Viseu, Coimbra e Guarda, numa área com cerca de 350 mil habitantes.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm