A Câmara de Santa Comba Dão aprovou em reunião do executivo uma proposta de orçamento para 2022 de perto de 19 milhões de euros, que aposta em “alavancar o desenvolvimento económico e social do concelho”, informou a autarquia em comunicado.

O autarca Leonel Gouveia, considera que o orçamento pretende “dar continuidade e concluir os projetos atualmente em curso” e “aproveitar ao máximo as oportunidades que vierem a surgir, quer do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer do quadro comunitário Portugal 2030”, lembrando que, em 2022, a autarquia passará a assumir, de forma plena, competências delegadas pelo Governo na saúde, educação e ação social.

Entre outros, o documento prevê investimentos de mais de 2,2 milhões de euros na educação, 1 milhão para obras de saneamento, mais de 600 mil para a cultura, 348 mil para o desporto, 419 mil euros na área da proteção civil, e meio milhão de euros para a área da saúde.

Na educação, lembra a autarquia de Santa Comba Dão, os 2,2 milhões de euros previstos no orçamento, servirão para custear despesas de manutenção e conservação de escolas, o pagamento do aluguer anual dos centros escolares Centro e Sul, transportes escolares, serviço de alimentação e diversas atividades.

O documento prevê ainda, entre outras, um investimento de cerca de dois milhões de euros para o Núcleo Museológico de Artes e Ofícios, infraestruturas de zonas balneares, percursos pedestres e de BTT, o parque verde da Ribeira das Hortas, a rota da Estrada Nacional 2 e caminhos de Santiago e a Ecovia do Mondego.

Estão ainda previstos 30 mil euros para as medidas relacionadas com a covid-19.

A proposta de orçamento para 2022 foi aprovada com quatro votos a favor dos vereadores do PS e três votos contra dos vereadores da Coligação Coragem Para Mudar (PSD/CDS-PP).

A proposta será agora apreciada e votada em sessão da Assembleia Municipal no próximo dia 20.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.