Foto: Freepik

A Assembleia Municipal de Santa Comba Dão aprovou a aplicação de uma taxa de derrama de 0% em 2026, proposta pelo executivo camarário, medida que se aplica a todas as empresas do concelho.

A taxa para 2025 estava fixada em 1,5%. A redução agora definida altera o quadro fiscal e abrange tanto empresas já instaladas como os novos investimentos que a autarquia pretende potenciar com esta medida.

Para o novo executivo municipal liderado pela social-democrata Inês Matos, a medida traduz uma mudança de posicionamento face ao tecido empresarial, enquadrada numa estratégia mais ampla de promoção do desenvolvimento económico, que inclui apoio ao empreendedorismo, criação de espaços de incubação, expansão das Áreas de Acolhimento Empresarial e simplificação dos processos de licenciamento.

A assembleia aprovou ainda as restantes taxas municipais para 2026. O IMI mantém-se em 0,8% para prédios rústicos e 0,39% para prédios urbanos, enquanto a taxa de participação variável no IRS continua fixada em 4,4%, com benefícios para famílias numerosas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!