Foto: CM SC Dão

O Município de Santa Comba Dão vai criar uma bolsa de investigação científica para incentivar o estudo da vida e obra de José da Silva Carvalho, ‘filho da terra’ e figura central da revolução liberal de 1820.

Considerado um dos mais ilustres santacombadenses, nascido em Vila Dianteira, o magistrado foi um dos membros fundadores do Sinédrio, organização que originou a revolução liberal de 1820, no Porto.

A Câmara de Santa Comba Dão iniciou em 2018 a comemoração do bicentenário da revolução liberal e a homenagem a José da Silva Carvalho, que foi ministro de D. João VI, de D. Pedro IV e de D. Maria II e também o primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Segundo o autarca Leonel Gouveia, esta bolsa de investigação terá a duração de quatro semestres e em cada um haverá um financiamento da câmara de 1.250 euros, podendo haver apoios complementares, “se forem necessários”, adiantou.

Os trabalhos terão de incidir sobre José da Silva Carvalho ou alguma atividade à qual ele esteve ligado.

No dia 10 de janeiro, a Câmara de Santa Comba Dão decidiu, por unanimidade, submeter o projeto de regulamento da bolsa de investigação José da Silva Carvalho a consulta pública.

Depois da publicação em Diário da República, na passada sexta-feira, o projeto de regulamento encontra-se em discussão pública durante 30 dias úteis. Após esse período, irá novamente a reunião da Câmara para aprovação.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.