A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com as obras de reabilitação do viaduto e ponte da Ferradosa, na linha ferroviária do Douro, num investimento de 4,4 milhões de euros.

Obras previstas entre os quilómetros 150,064 e 151,239 da Linha do Douro, no troço de Carrazeda de Ansiães a São João da Pesqueira, e o objetivo passa por “garantir a segurança das obras de arte e o seu adequado funcionamento estrutural”.

A empresa pública, responsável pela gestão da rede ferroviária nacional, explicou, em comunicado, que a ponte tem uma extensão de 570 metros e um tabuleiro constituído por três estruturas distintas: duas estruturas de acesso, uma em cada margem, em betão armado, e uma estrutura central em treliça metálica.

Estão previstas obras de reforço da estrutura de todos os fustes dos pilares da ponte, a substituição dos aparelhos bloqueadores da ponte, bem como dos aparelhos de apoio dos tramos metálicos da ponte, a fixação dos tramos de margem nos encontros, por intermédio de elementos fusíveis, a reabilitação dos aparelhos de apoio dos tramos de margem e a reparação de betão delaminado na face inferior do tabuleiro do viaduto.

A ponte da Ferradosa permite ao comboio atravessar o rio Douro e foi construída em 1980, na sequência da construção da Barragem da Valeira, tendo substituído uma outra ponte, datada de 1887, constituída por tabuleiro metálico apoiado em pilares de alvenaria de granito.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm