O Município de São João da Pesqueira, no norte do distrito de Viseu, está a oferecer incentivos aos médicos que se queiram fixar no concelho, entre os quais residência, pagamento de despesas de energia, água e internet, cartão de abastecimento de combustível até 250 euros mensais, e entrada gratuita em equipamentos municipais.
Haverá ainda um extra no ordenado de 1.000 euros, para médicos que se fixem por dois ou mais anos.
O autarca Manuel Cordeiro justifica a medida com a falta de médicos que se sente de uma forma mais efetiva nos concelhos do interior, e., apesar de sempre se ter manifestado contra este tipo de incentivos, diz agora que é a única solução para conseguir clínicos para o concelho, depois de ter visto um concurso para colocação de médios ficar em branco, sem interessados.
O presidente da autarquia de São João da Pesqueira lembra que a Unidade de Saúde Familiar (USF) deve ter cinco médicos, mas, no verão, chegou a ter apenas um disponível.
O Regulamento Municipal de Atribuição de Incentivos à Fixação e Manutenção de Médicos no Concelho de São João da Pesqueira, aprovado pelo executivo camarário e assembleia municipal, foi já publicado no Diário da República, e serão retroativos a 01 de agosto.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.