Freepik

Alunos de escolas do concelho de São João da Pesqueira, no norte do distrito de Viseu, vai este ano letivo ter aulas de computação, no âmbito do ZER01, projeto desenvolvido pela NOS e pela associação ENSICO, que pela primeira vez envolve professores das escolas.

Depois de um primeiro ano em que 400 alunos do primeiro e segundo ciclos receberam semanalmente aulas de computação, o projeto triplicou o seu impacto e este ano vai chegar a cerca de 1200 alunos de 54 turmas do primeiro e segundo ciclos de escolas dos agrupamentos de Arcos de Valdevez, Bragança, Gondomar, Vila do Conde, Mirandela e São João da Pesqueira.

O projeto pretende criar bases para que o ensino da computação venha a fazer parte do ensino obrigatório, avançam os seus promotores.

Nesta fase, envolve, maioritariamente, professores do primeiro ciclo e de Matemática, mas também professores de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

A ambição do projeto é, no ano letivo de 2024/2025, abranger três mil alunos e, futuramente, ser implementado em todas as escolas do país.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.