O concelho de São Pedro do Sul vai ter 195 mil euros para intervenções de emergência destinadas a minimizar os impactos da seca severa que se sente no concelho.

O Município assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o primeiro no distrito de Viseu a ter acesso a estes fundos que deverão ser investidos no reforço do sistema de monitorização nos reservatórios, com a instalação de sondas de nível, e para serviços de transporte de água às populações feito pelas corporações de bombeiros e proteção civil, entre outras medidas.

Será ainda montado equipamento para apoio ao transporte de água em locais de carga e descarga e serão feitas obras de impermeabilizações de reservatórios de água em Vila Nova e Abados.

Segundo o autarca Vítor Figueiredo, estão ainda previstos melhoramentos em nascentes nas freguesias de Carvalhais, Sul e Pinho, e a interligação de várias origens de água, entre Covelo e Valadares e de Bordonhos para Baiões.

O reforço das captações em Serrazes e Sacados e o reforço em São Pedro do Sul com o transvase de água do Rio Vouga para o Rio Sul, junto da confluência dos dois rios no lenteiro do rio, com a execução de um poço e sistema de bombagem com cerca de 300 metros de extensão, são outras medidas previstas.

Nas últimas semanas foram transportados no concelho mais de 10.700 metros cúbicos de água para oito freguesias, em risco crítico de falta de água, casos de

Valadares, Bordonhos, União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões, Serrazes, Vila Maior, Pinho – Sobral, S. Félix – Sacados e Sul – Quintela.

O presidente da autarquia lembrou que “os problemas da seca têm vindo a arrastar-se ao longo das últimas décadas” e, por isso, é preciso “começar a pensar numa solução definitiva para o problema da falta de água em São Pedro do Sul”.

Neste âmbito, decorrem contactos com as Águas do Douro e Paiva para fornecimento de água em alta no futuro, acrescentou.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm