O antigo estabelecimento prisional de São Pedro do Sul vai ser transformado em Centro de Desenvolvimento Cultural e Inovação Social, com biblioteca municipal e uma sala multiusos, informou o município de Lafões.
Há um investimento previsto a rondar 1,4 milhões de euros para concretizar um projeto que inclui obras de ampliação de uma parte do edifício e o concurso público foi já lançado.
Há 15 anos que a cadeia de São Pedro do Sul está desativada, e há muito que a autarquia de São Pedro do Sul tinha em mãos este projeto de transformação em centro de cultura, mas só agora foi garantido o financiamento.
Vai ser comparticipado em cerca de 320 mil euros por fundos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, e o restante assumido pelos cofres da autarquia.
Depois de pronto, o edifício terá várias valências, entre as quais biblioteca com espaços diferenciados, entre os quais um para as crianças, e ainda uma área para investigação, estudo e arquivo, e bar de apoio com explanada no exterior.
A ala mais infantil terá também espaço para atividades como desenho e pintura.
Além da biblioteca, o edifício vai ainda albergar um espaço museológico, que vai permitir mostrar o espólio dos Castros da Senhora da Guia, atualmente na posse da Câmara.
A antiga cadeia de São Pedro do Sul ocupava um edifício da década de 30 do século XX .
As últimas obras de requalificação que teve foram feitas em 2000, pela Direção Geral dos Serviços Prisionais.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.