Foto: CM SP Sul

O Centro Interpretativo do Balneário Romano das Termas de São Pedro do Sul já está de portas abertas, depois de concluídas as obras que custaram mais de 1,8 milhões de euros.

Quase quatro anos após a inauguração do edifício do balneário romano é que houve “condições para a sua musealização”, avançou na sessão de inauguração o autarca, Vítor Figueiredo.

Lembrou que, depois da inauguração em agosto de 2019, houve uma cheia no Rio Vouga, a maior das últimas oito décadas, que danificou grande parte do edifício, à qual se seguiu a pandemia de covid-19, duas situações que acabaram por prejudicar o andamento previsto para os trabalhos de construção deste centro interpretativo.

O 1,8 ME tiveram uma comparticipação de 85% do Centro 2020, de 7,5% da Direção Regional da Cultura do Centro e de 7,5% da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

Segundo a autarquia Sampedrense, o Centro Interpretativo do Balneário das Termas de São Pedro do Sul é agora um lugar para a cultura, o património, o turismo, a educação e a ciência, com informação e equipamento multimédia que permitem conhecer a história deste balneário cujas origens remontam ao século I depois de cristo, e por onde terão passado figuras da história de Portugal como D. Afonso Henriques ou a Rainha Dona Amélia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.