Foto: CM SP Sul

Os 100 anos do Cineteatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, vão ser assinalados com um programa com outras tantas atividades, das quais se destaca o regresso da sétima arte aquele espaço cultural.

O cinema voltará a uma sala onde há cerca de meio século não há programação regular, destacando-se, até março, a exibição de filmes que estão na lista de candidatos aos Óscares, e na Primavera a programação assentará em pequenos ciclos temáticos ou dedicados a realizadores.

Este regresso da sétima arte ao cineteatro é possível depois da autarquia de São Pedro do Sul ter apresentado em 2023 uma candidatura com recurso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que garantiu os 150 mil euros investidos na modernização do espaço e do equipamento necessário para a exibição de filmes.

A programação dos 100 anos do cineteatro incluirá, ao longo do ano, teatro, música e espetáculos de stand-up comedy, entre outras atividades.

Jaime Gralheiro, nasceu em 07 de julho de 1930 em São Pedro do Sul, fundou o Cénico – Grupo de Teatro Popular em 1971.

Foi pioneiro do cineclubismo na sua terra natal com a criação Sociedade Particular dos Amigos do Cinema, que remonta ao início dos anos de 1960.

Nessa altura fez parte das listas da oposição democrática à ditadura, nas eleições de 1965 e 1969.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar