A GNR deteve em Sátão sete homens, com idades entre os 21 e os 69 anos, por se encontrarem a caçar em zona de proteção.

As detenções aconteceram em dois locais diferentes, ambos zonas consideradas de proteção, e onde a caça não é permitida, e durante uma ação de prevenção e fiscalização por parte de militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Mangualde.

Numa zona a menos de 500 metros de uma instalação de criação de animais, a GNR encontrou seis caçadores, e num outro local, um outro caçador que estava a menos de 250 metros de uma povoação.

Detenções em flagrante, tendo os militares apreendidos as sete caçadeiras, várias centenas de cartuchos além das sete cartas de caçador e dos livretes.

Os detidos foram constituídos arguidos e os processos enviados para o Tribunal Judicial do Sátão.

A GNR lembra que entre outros locais, são consideradas áreas de proteção, zonas onde o exercício da caça possa causar perigo para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou constitui risco de danos de bens, casos, entre outros de: Praias de banho, terrenos adjacentes a estabelecimentos de ensino, hospitalares, prisionais ou tutelares de menores, científicos, lares de idosos, instalações militares ou de forças de segurança, estabelecimentos de proteção à infância, aeroportos, instalações turísticas, parques de campismo e desportivos, instalações industriais e de criação animal, bem como quaisquer terrenos que os circundem, numa faixa de proteção de 500 metros.

Nos casos de zonas povoadas, a faixa de proteção é de 250 metros e em estradas nacionais (EN), itinerários principais (IP), itinerários complementares (IC), autoestradas, e linhas de caminho de ferro a faixa de proteção é de 100 metros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm