Foto: Diocese Viseu

Milhares de fiéis são esperados no domingo, dia 26 de maio, para a tradicional Romaria do Senhor dos Caminhos, em Sátão, a maior da Diocese de Viseu e uma das maiores romarias da Beira Alta.

Esta festa religiosa é uma tradição com muitos anos de existência, atraindo pessoas de várias partes do país, umas com promessas para cumprir, outras simplesmente para agradecer ao Senhor dos Caminhos, com santuário na freguesia de Romãs.

Este ano são esperados entre sete a oito mil fiéis, um número que pode variar de ano para ano, “dependendo da data de realização já que acontece sempre no domingo da Solenidade da Santíssima Trindade, estando a data relacionada com o dia em que se celebra a Páscoa. Quando a festa decorre no mês de maio ou princípio de junho, normalmente a afluência é maior”, explica o Padre António José Rodrigues, responsável pela Paróquia de Romãs.

A festividade começa às 9:00 com a procissão marcada para as 12:30, no que é o ponto alto do evento, com os seus por oito andores em tamanho real, transportados por tratores.

A procissão sai das Romãs e percorre cerca de um quilómetro até ao Santuário. Segue-se a missa campal, em honra do Senhor dos Caminhos.

A zona do santuário tem tem vindo a ser melhorada ao longo dos anos, tornando-o mais atrativo, destacando-se a criação de zonas de lazer, de parques de estacionamento e parques de merendas.

Além das celebrações religiosas, pelo espaço haverá as tradicionais barracas da feira e um arraial musical.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.