A Câmara de Viseu decidiu encerrar as piscinas municipais e acabar com o desconto no tarifário da água e saneamento, como medidas de combate à situação de seca.

As piscinas, nesta altura encerradas devido a obras de manutenção, vão manter-se de portas fechadas, a partir de 01 de setembro e por tempo indeterminado, informou a autarquia, medida tomada na sequência das recentes recomendações do Governo, com o objetivo de “reforçar o combate à escassez de água” que se sente de forma severa no concelho de Viseu.

Também a partir do dia 01 de setembro, será antecipado o término do desconto de 20% nos consumos domésticos de água e saneamento, que até agora estavam a ser aplicados aos clientes da Águas de Viseu inseridos nos três primeiros escalões, como medida de apoio no âmbito da pandemia covid-19.

Sobre a recomendação do Governo para o aumento de tarifas, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, diz que “atualmente, o tarifário dos SMAS [Serviços Municipalizados e Água e Saneamento] aprovado pela entidade reguladora [ERSAR] já penaliza os consumos mais elevados”.

O autarca justifica estas medidas como forma de poupar água e sensibilizar a população para a necessidade de “uma maior racionalização e valorização da água, que é cada vez mais escassa”.

Acrescenta a Câmara de Viseu que já desligou as fontes ornamentais que existem em vários pontos da cidade, e os SMAS também já interromperam a lavagem de ruas, apelando à população que faça o mesmo evitando lavagem de exteriores das habitações.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm