A Câmara de Sernancelhe quer assumir o concelho como uma região produtora de vinhos de qualidade.

“Queremo-nos assumir também como um concelho que produz uva e uva de muita qualidade. Somos os produtores da maior área da casta Malvasia Fina, que faz o tão famoso espumante Terras do Demo”, afirmou o vereador da área do Turismo e da Cultura.

Em véspera da primeira edição do “Momentos com Vinho”, que se vai realizar nos dias 18 e 19, a autarquia assume que o evento  servirá “precisamente para intensificar e dinamizar a produção de vinhos com marca própria”.

“Ou seja, queríamos que os nossos produtores criassem novos projetos de marcas de vinhos. Atualmente, temos duas marcas, mas com tão boa matéria-prima e tanta quantidade de uva queremos incentivar a que haja novas marcas e novos produtos no concelho, nomeadamente na área dos vinhos brancos de mesa”, assumiu o vereador.

No concelho de <Sernancelhe há dois dos maiores produtores do espumante Terras do Demo, marca com sede em Moimenta da Beira e para o qual Sernancelhe produz 68% da uva para produção deste espumante que “está cada vez mais em ascensão e com cada vez mais procura”.

“Gostaríamos com este evento e a exemplo de outros produtores, que se criassem marcas próprias, novas marcas e novos vinhos e não necessariamente na área dos espumantes, mas também em vinhos brancos, que são vinhos de altitude, mais frescos e aromatizados”, disse.

O setor do vinho, disse, “tem vindo a aumentar” e, atualmente, conta com 11 produtores certificados no concelho que vão estar representados no “Momentos com Vinho” pela Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.