Dezoito escolas superiores, entre as quais a de Viseu, criaram o Conselho Nacional do Ensino Público de Enfermagem (CNEPE), que pretende promover a discussão pública sobre matérias como a necessidade de renovação dos docentes e a articulação formativa com as unidades de saúde.

O processo começou no final de 2021, com as primeiras reuniões de um grupo de trabalho constituído por responsáveis pela formação em enfermagem de todas as escolas públicas do país, que culminaram agora com a formalização deste conselho nacional.

A renovação dos quadros na educação em enfermagem, nesta altura com um corpo docente algo envelhecido, e a articulação entre a academia e os contextos clínicos onde uma parte do ensino da enfermagem decorre, são algumas das primeiras prioridades na ação do novo Conselho Nacional, assim como a representação do setor enquanto área científica.

A Carta de Princípios do Conselho Nacional do Ensino Público de Enfermagem foi assinada pelas escolas superiores de enfermagem de Coimbra, Lisboa, Évora, Minho, Beja, Bragança, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu, Açores, Algarve, Aveiro, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.