Foto: Tierra Mallorca

A Câmara de Tabuaço vai avançar com um programa de arrendamento acessível para as famílias mais carenciadas do concelho.

Tabuaço Casa Acessível’ foi já apresentado numa sessão que decorreu nos Paços do Concelho, e, pretende “dar resposta às necessidades habitacionais das famílias cujo nível de rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma habitação adequada às suas necessidades”, destaca a autarquia do Norte do distrito de Viseu.

O programa pretende “promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento abaixo dos valores de mercado, permitindo, portanto, um ajustamento aos rendimentos familiares”, acrescentou ainda o município.
O programa é de adesão voluntária para senhorios e arrendatários e oferece contrapartidas que a autarquia considera vantajosas para ambas as partes como, por exemplo, permitindo aos senhorios que aceitem colocar os seus imóveis no programa com rendas reduzidas terem garantida a isenção do pagamento de IMI e ainda do IRS ou IRC sobre as rendas.

Os alojamentos inscritos terão que cumprir condições mínimas de segurança, salubridade e conforto estabelecidas e ficam sujeitos a um valor limite de renda.

A Câmara de Tabuaço define como exemplos os T0, que ficam limitados a um valor de renda máximo de 200 euros, e o T2, que não podem ultrapassar os 350 euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm