O Município de Tabuaço assinou com o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHUR), um acordo de 9 milhões de euros de financiamento para requalificação e 120 habitações no concelho.

As obras vão ser feiras no âmbito do Programa Estratégia Local de Habitação, 1º Direito, depois da autarquia ter feito um levantamento por todo o concelho de casas que se encontravam em piores condições, tendo detetado 110 de propriedade privada e ainda mais 10 pertença de várias entidades públicas, como a própria autarquia, juntas de freguesia e ainda uma comissão fabriqueira.

Segundo a autarquia de Tabuaço, cada um dos proprietários tem de avançar agora com a candidatura ao fundo de cerca de 9 milhões de euros, embora o Município garante que o valor poderá vir a ser aumentado se os projetos de requalificação que venham a ser apresentados o justifiquem.

Não há uma percentagem mínima de apoio prevista pelo programa, e em alguns casos poderá até chegar aos 100% do custo da obra, mas tudo “dependerá da capacidade económica de cada agregado familiar que faça a candidatura”, informa a autarquia de Tabuaço.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.