Foto: AF Viseu

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitou a providência cautelar interposta pelo Carregal do Sal e assim está suspensa a pena que lhe foi imposta pelos órgãos jurídicos da Associação de Futebol de Viseu (AFV), que implicavam descida à I Divisão Distrital.

O órgão disciplinar deu como provado que o clube apresentou exames falsos sobre o estado clínico de um atleta que tinha inscrito para que a inscrição fosse anulada e o clube pudesse inscrever um outro jogador.

Assim, o Carregal do Sal viu ser-lhe aplicada a pena de derrota em 10 jogos, tendo sido atribuídos os três pontos às equipas adversárias, nos dois jogos frente ao Roriz, nos dois jogos com o Parada e ainda nas partidas com Oliveira de Frades, Molelos, Penalva do Castelo, Canas de Senhorim e Moimenta do Dão, ou seja, todos os jogos que o clube realizou entre 23 de janeiro e 10 de abril deste ano.

Foi-lhe ainda aplicada uma multa de 1600 euros.

O clube não apresentou recurso no Conselho de Justiça da AFV e recorreu diretamente, e duplamente, para o TAD, apresentando uma providência cautelar para suspensão da decisão e um outro recurso à mesma decisão, onde argumentam que a AFV aceitou a inscrição dos atletas, tendo sido incluídos na respetiva plataforma digital, e que o acórdão da decisão com que foi punido “padece de vários vícios” e que deverá “ser considerado nulo”.

Para já, a decisão do Colégio Arbitral do TAD é de “provisoriamente e por unanimidade” aceitar a providência cautelar, suspendendo a decisão dos órgãos jurídicos da Associação de Futebol de Viseu, de punir o Clube de Futebol de Carregal do Sal com a sanção de derrota em 10 jogos, e da multa de 1.600 euros.

Argumenta a AFV que o TAD não tem legitimidade para analisar o processo, já que o clube deveria ter, primeiro, recorrido para o Conselho de Justiça, mas os árbitros do processo decidiram pela competência do TAD em analisar o recurso.

Quanto ao recurso, o processo vai entrar em fase de arbitragem, não havendo ainda uma decisão final que deverá ser tomada em breve mas, até lá, cabe à Associação de Futebol de Viseu definir se o Carregal do Sal vai jogar já no próximo dia 18 a primeira jornada da Divisão de Honra, ou se suspende os jogos da equipa até haver uma decisão final do TAD.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm