Foto: CM Tarouca

A Assembleia Municipal de Tarouca aprovou, com abstenção da oposição, o Orçamento do Município para 2025 no valor de 26,2 milhões de euros (ME).

São mais 2 ME que em 2024, justificados em parte pelo aumento das transferências do Estado, e também por verbas que chegam de candidaturas aprovadas pelo programa de apoio ao investimento, o Portugal 2030.

Entre os grandes projetos para o novo ano, a autarquia de Tarouca quer concretizar a construção, de raiz, de um novo Centro Cultural, onde prevê investir cerca de 3 ME e que na perspectiva do executivo, criará condições para reforçar a oferta cultural no concelho em especial nos meses de inverno.

Outra prioridade para o novo ano, passa por um investimento de 500 mil euros no reforço da eficiência energética de todos os edifícios municipais, entre escolas, auditório e complexo desportivo.

Meio milhão de euros é também a verba reservada para reforço do sistema de abastecimento de água, com o aumento da capacidade do reservatório.

Na área do Desporto, a Câmara de Tarouca tem 400 mil euros para requalificar cerca de uma dezena de espaços, com dois só para a prática de futebol, um para ténis, outro para aeromodelismo, e ainda um para voleibol de praia e um outro para basquetebol e padel.

Na  Saúde, vai investir 100 mil euros na melhoria da unidade local de saúde.

Nos impostos, o Município não cobra derrama às empresas, e vai reter 5% do IRS pago pelos munícipes, o mínimo permitido por lei.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu