O município de Tarouca, no norte do distrito de Viseu, é pioneiro na transferência de competências no âmbito da ação social, ao integrar um projeto-piloto da Segurança Social, anunciou a autarquia.

Ainda segundo a autarquia, e depois de uma primeira reunião e trabalho que contou com a presença da diretora distrital da Segurança Social de Viseu, Márcia Martins, o projeto está em fase de definição “do modelo de articulação entre as autarquias e a Segurança Social” que os promotores pretendem seja “um processo otimizado e eficaz no acompanhamento da população mais fragilizada”.
“As autarquias locais são a estrutura fundamental para a gestão de serviços públicos numa dimensão de proximidade”, pode ler-se na nota à imprensa.

A autarquia de Tarouca salienta que a descentralização de competências fortalece o papel das autarquias e vai permitir “maior adequação dos serviços prestados à população” com “melhor atendimento e uma resposta mais eficaz aos cidadãos, em especial aos socialmente mais vulneráveis”.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.