Mantendo a preocupação com questões sobre a inclusão e acessibilidade, o Teatro Viriato disponibiliza até ao final desta temporada nove apresentações artísticas acessíveis, com recurso a Audiodescrição e/ou Língua Gestual Portuguesa (LGP). Segundo nota informativa, esta proposta insere-se no longo trabalho de reflexão e promoção da  participação cultural de todos, que o Teatro Viriato desenvolve.

“O Teatro Viriato sempre apostou numa programação acessível que tem vindo a intensificar ao longo dos anos, em estreita colaboração com o Dançando com a Diferença (cujo diretor Henrique Amoedo é nosso artista residente desde 2016), e com associações como a Acapo e a Surdisol com as quais dialogamos regularmente sobre as condições que um espaço como o nosso deve ter para se tornar mais acessível e aberto a um público mais vasto”, explica Patrícia Portela.

Para Henrique Amoedo, “a inclusão dos recursos de acessibilidade a espetáculos é algo que deveria ser uma regra em todos os teatros”, reconhecendo que essa é “ uma realidade que está a sofrer modificações, o que é muito positivo, fruto do esforço de diferentes agentes culturais”.

O espetáculo “OFF”, da companhia mala voadora, que será apresentado nos dias 08 e 09 de outubro, é o primeiro espetáculo desta temporada que na segunda sessão (sábado, às 17 horas) terá recursos de acessibilidade como a AD e a Língua Gestual Portuguesa.

Até ao final do ano, o Teatro Viriato promoverá cerca de nove sessões acessíveis, com audiodescrição ou Língua Gestual Portuguesa. Dentro em breve toda a programação estará disponível no site do Teatro Viriato.

Para mais informações e/ou aquisição de bilhetes consulte teatroviriato.com

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.