Freepik

A Câmara de Tondela vai apoiar com um milhão de euros a construção de três residências para idosos, um projeto que prevê dotar o concelho com 177 novas camas, e com um investimento global superior a cinco milhões de euros, informou a autarquia.

Os protocolos que viabilizam a empreitada foram já assinados entre o Município de Tondela, duas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.

Está prevista uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, com capacidade para 50 camas, e com um investimento de 2,8 ME, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o Município a apoiar com 753 mil euros.

A ERPI da Associação Social, Desportiva, Cultural e Recreativa de Parada de Gonta (ASSODREC), terá um total de 27 camas, e representa um investimento superior a 1,4 ME e um financiamento do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) em 742 mil euros. Tem um apoio municipal de 117 mil euros.

Já a ERPI do Centro Social Paroquial de São Salvador de Tonda, vai custar mais de 1,1 ME, terá capacidade para acolher 40 utentes e um financiamento do PARES em 418 mil euros, com o Município a apoiar com 117 mil euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.