Freepik

A ADICES vai dar a conhecer a Carta Gastronómica do território, que compilou no livro ‘Quem conta um conto, acrescenta um pouco’, numa apresentação pública marcada para dia 11 de novembro, no Museu do Caramulo, em Tondela.

A obra, lançada pela Associação de Desenvolvimento Local, é da autoria de Olga Cavaleiro, investigadora da história da alimentação e ex-presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

O documento reúne os sabores e saberes dos cinco concelhos que integram o território da ADICES, casos de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Águeda, e pretende ser um roteiro de viagem para o território.

Para esta Carta Gastronómica foram recolhidos cerca de 200 testemunhos nas 48 freguesias que integram o território da ADICES, sobre hábitos alimentares, os produtos que lhes estão na origem, os modos de produção dos mesmos e as relações sociais e culturais que as comunidades estabeleceram com a alimentação.

Mais do que um livro e um inventário de receitas, considera a ADICES que ‘Quem conta um conto, acrescenta um pouco’ é uma descrição da história e cultura gastronómica do território e das pessoas que nele habitam.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.