Foto: ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 11 toneladas de alimentos que estavam num estabelecimento ilegal num anexo de uma moradia no concelho de Tondela.

Em comunicado, a ASAE informou que, nesse espaço, se procedia ao comércio ilegal de atividade grossista de produtos alimentares, como bacalhau, queijos e produtos à base de carne, sem que o local tivesse “Número de Controlo Veterinário exigível por lei face à necessidade de controlo de temperatura para os produtos alimentares em causa”.

Os inspetores da ASAE apreenderam 10.104 quilos de bacalhau, 235 quilos de queijos e de 612 quilos de produtos à base de carne, no valor total de 73.789 euros, tendo suspendido toda a atividade “de entrepostagem de produtos de origem animal que exigem temperatura controlada”.

No comunicado, a ASAE acrescenta que após perícia efetuada por médico veterinário, se verificou que “cerca de 800 quilos encontravam-se em fase avançada de maturação e apresentavam bolores, bem como a data de validade ultrapassada, tendo sido instaurado o respetivo processo-crime”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.