A Câmara de Tondela está preocupada com atos de vandalismo registados em dois polos museológicos no concelho, em Molelinhos e Lajeosa do Dão, e participou o caso à GNR.

Em comunicado, a autarquia informou que o Centro Interpretativo da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos, situado em Molelinhos, classificado como ‘Imóvel de Interesse Público’, “sofreu atos de vandalismo, causando danos irreparáveis no painel principal, cujo repertório figurativo se situa entre a Idade do Bronze Final e o início da II Idade do Ferro”.

“Algumas das secções das plataformas metálicas e painéis informativos foram também objeto de pinturas e inscrições”, pode ler-se.

Um segundo ato de vandalismo aconteceu na Anta da Arquinha da Moura, em Lajeosa do Dão, outro Imóvel de Interesse Público.

Segundo a autarquia, foi danificado o portão em ferro que protege a entrada para a câmara funerária deste monumento megalítico.

A Câmara de Tondela, classificou estes dois atos de “comportamentos incompreensíveis”, condenando-os “de forma veemente”, e informou que já participou o sucedido às autoridades policiais, “na tentativa de serem identificados os autores”.

O município apelou “à sensibilidade e à atenção da população para que identifique e comunique movimentações suspeitas, impedindo este tipo de atentados”, e lembrou que “o património é de todos e cabe a todos a sua preservação”, de forma que sejam salvaguardadas “a história e a memória de um povo” que no passado ocupou este território.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.