Foto: CM Tondela

A Câmara de Tondela quer que cada freguesia do concelho tenha, pelo menos, uma Área de Reabilitação Urbana (ARU).

A Intenção foi avançada pela autarca, Carla Borges, justificando com os “benefícios fiscais” e o contributo que poderão ter para contrariar o que classifica de “crescente despovoamento do território”.

A delimitação das novas ARU nas 19 freguesias, que se juntarão às já existentes na sede de concelho e no Caramulo, foi aprovada na última reunião pública do executivo municipal, que apontou a criação de mais habitação como uma das prioridades para este ano.

As novas áreas foram propostas por uma comissão que integra quatro técnicos do município e é presidida pelo vereador do Urbanismo, Francisco Fonseca. A defesa e preservação do edificado construído, o incentivo à requalificação e reabilitação do mesmo, e dos núcleos urbanos das freguesias foram alguns dos critérios.

A proposta prevê ainda a criação de uma ARU específica para a zona envolvente às Termas de Sangemil, na freguesia de Lajeosa do Dão e de outra para a área central da freguesia de Molelos.

De acordo com a autarquia, entre os benefícios fiscais que poderão ser atribuídos nas ARU estão as isenções do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por um período de três anos nos edifícios reabilitados e do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) na aquisição de prédios destinados à reabilitação urbana.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.