Foto: CM Tondela

A Câmara de Tondela candidatou a Festa das Cruzes ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O anúncio foi feito pela autarca, Carla Borges, durante as celebrações desta centenária festa, uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho, realizada anualmente no Guardão.

Há um ano a autarquia havia manifestado a intenção de avançar com a candidatura da Festa das Cruzes, realizada há mais de 300 anos no concelho, com presidente da câmara a considerar que elevar a Festa das Cruzes a um patamar nacional era “uma obrigação do município de Tondela”.

A Festa das Cruzes há mais de três séculos que junta as povoações de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros, comunidades que anualmente, por altura da Ascensão, sobem à serra, juntando-se aos habitantes do Guardão, para cumprir “a promessa antiga” de agradecer a Nossa Senhora dos Milagres a sua ajuda na expulsão dos mouros.

Na festa utilizam-se cruzes, engalanadas com grinaldas, motivos vegetais, como flores ou frutos e legumes da época, metais preciosos, como ouro, e pérolas, ladeadas por lanternas.

Uma das particularidades desta festa reside no momento em que as cruzes se tocam, duas a duas, repetindo o abraço do povo aquando da expulsão dos mouros.

A Festa das Cruzes realizava-se tradicionalmente na quinta-feira de Ascensão, 40 dias depois da Páscoa, tendo passado em 2022 a acontecer no sábado seguinte para que mais pessoas possam participar neste evento religioso.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.