O Tondela deu hoje um passo de gigante para chegar ao Jamor, e ser a primeira equipa do distrito de Viseu a jogar a Taça de Portugal, em futebol, depois de ter ganho por 3-0 ao Mafra, na primeira mão das meias-finais.

Tiago Dantas (38 minutos), Manu Hernando (66) e Neto Borges (75) marcaram para os ‘auriverdes’ numa vitória que deixa a equipa com um pé no Jamor.

Nos primeiros 15 minutos do jogo, o Tondela mostrou a superioridade do escalão em campo, mas os remates de Pedro Augusto (05 minutos), por cima, Tiago Dantas (06) e Rafael Barbosa (09), defendidos pelo guarda-redes, não causaram grande perigo.

O Tondela foi insistindo e pressionando o Mafra, que se foi tentando soltar e fez o primeiro remate, 17 minutos, por Rodrigo Martins, para defesa de Babacar Niasse.

A primeira parte tornou-se mais equilibrado, com o Mafra a conseguir chegar ao meio-campo do adversário e, apesar de erros cometidos por o guarda-redes Babacar Niasse, o Mafra não conseguiu inaugurar o marcador.

Acabou por ser o Tondela a inaugurar o marcador aos 38 minutos, por Tiago Dantas, que se limitou a encostar para o fundo da baliza, após um corte deficiente de um defesa contrário.

A segunda recomeçou com equilíbrio e o Mafra criou o primeiro lance de perigo, aos 54 minutos, com Francis Cann a rematar forte para defesa difícil de Babacar Niasse.

No minuto seguinte, Rafael Barbosa obrigou Renan a aplicar-se.

A equipa da casa acabaria por aumentar a vantagem, aos 66, com Manu Hernando, de cabeça, a dar o melhor seguimento a um livre apontado por Bebeto.

Nove minutos depois, o Tondela quase que sentenciou a eliminatória, por Neto Borges, que surgiu solto ao segundo poste para desviar um cruzamento de Rafael Barbosa.

O Mafra ainda poderia ter reentrado na eliminatória, quando Okitokandjo, acabado de entrar em campo, colocou a bola no fundo da baliza do Tondela, aos 88 minutos, num lance que acabou por ser invalidado pelo árbitro Vítor Ferreira, depois de consultar o videoárbitro.

Jogo realizado no Estádio João Cardoso em Tondela.

Tondela – Mafra, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Tiago Dantas, 38 minutos.

2-0, Manu Hernando, 66.

3-0, Neto Borges, 75.

Equipas:

– Tondela: Babacar Niasse, Bebeto (Javier Avilés, 90+2), Pedro Augusto, Neto Borges, Ricardo Alves, Manu Hernando, Eduardo Quaresma (Marcelo Alves, 90+5), Sessi D’Almeida, Tiago Dantas (João Pedro, 90+2), Rafael Barbosa (Salvador Agra, 79) e Daniel Dos Anjos (Renat Dadashov, 78).

(Suplentes: Philip Tear, Marcelo Alves, Juanma Boselli, João Pedro, Salvador Agra, Javier Avilés e Renat Dadashov).

Treinador: Pako Ayestarán.

– Mafra: Renan, Pedro Pacheco (Inácio Miguel, 63), Gui Ferreira (Okitokandjo, 72), Bura, Pedro Barcelos, Tomás Domingos, Aparício (Lucas Marques, 81), Leandrinho, Francis Cann (Vítor Gabriel, 72), Pedro Lucas (Mattheus Oliveira , 81) e Rodrigo Martins.

(Suplentes: Miguel Santos, João Goulart, Mattheus Oliveira, Lucas Marques, Inácio Miguel, Vítor Gabriel e Okitokandjo)

Treinador: Ricardo Sousa.

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Ricardo Sousa (24), Eduardo Quaresma (34), Tomás Domingos (44) e Rodrigo Martins (78).

Assistência: 2.862 espetadores.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.