Foto: CM Tondela

O Município de Tondela está a organizar mais um concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”. A iniciativa tem inscrições abertas até ao dia 1 de dezembro.

Esta atividade, que se realiza pelo 12º ano consecutivo, é desenvolvida com o objetivo de promover a decoração durante a quadra natalícia de rotundas ou espaços verdes nas diferentes localidades do concelho com presépios e do Parque Urbano da cidade tondelense com árvores de Natal.

Sensibilizar os alunos e a população em geral para as questões ambientais, através de uma atividade lúdica e de expressão artística; despertar o interesse pela arte como promotor de desenvolvimento pessoal e comunitário; incentivar a criatividade e a originalidade recorrendo à reutilização e reciclagem de materiais na criação de novos objetos; envolver a comunidade educativa e o movimento associativo e social do concelho; reconhecer e premiar projetos inovadores; e embelezar o concelho na quadra natalícia são os outros objetivos por detrás deste concurso.

Ao “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar” podem concorrer alunos de todas as escolas do concelho, do pré-escolar ao ensino profissional e secundário, agrupamentos de escuteiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e o movimento associativo concelhio.

Os trabalhos têm de estar prontos e montados até ao dia 8 de dezembro. O público poderá apreciar estas autênticas obras de arte, que resultam do esforço coletivo de muitos, de 9 de dezembro até 10 de janeiro de 2025.

Na construção, quer dos presépios, quer das árvores de Natal, os participantes terão de utilizar obrigatoriamente materiais reciclados, como por exemplo plásticos, metais, panos, borracha, vidro, cortiça ou tecido, entre outros. Os objetos criados, como estarão instalados no exterior, devem estar preparados para enfrentar as condições climatéricas mais adversas, como a chuva.

Todos os trabalhos têm de estar devidamente identificados. As árvores de Natal estarão expostas no Parque Urbano de Tondela e os presépios serão instalados nas freguesias de origem das instituições participantes.

Os três melhores presépios e as três melhores árvores de Natal receberão prémios. Os trabalhos serão avaliados por um júri, que entre outros critérios terá em linha de conta o valor artístico da criação; a utilização de materiais reciclados e objetos reutilizáveis; a dimensão e enquadramento no local de exposição; e a criatividade/originalidade.

Conforme comunicado, aos primeiros classificados de cada uma das categorias a concurso serão entregues 350 euros, aos segundos 300 e aos terceiros 250 euros. Os restantes concorrentes poderão receber um prémio de participação até 150 euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubPrestiviseu