Francisco Fonseca assumiu as funções de vereador em Tondela, no executivo camarário liderado por Carla Antunes Borges, substituindo no cargo João Duarte, que pediu a suspensão de mandato oito meses depois de ter sido empossado.

É a terceira remodelação após a tomada em 15 de outubro de 2021, na sequência das eleições autárquicas ganhas pelo PSD, então com José António Jesus como líder.

O autarca acabou por pedir suspensão de mandato na sequência de uma condenação em Tribunal com pena acessória de perda de mandato, então com Carla Antunes Borges a assumir a presidência.

Também a vereadora Sofia Ferreira viria a pedir a suspensão de mandato, dando lugar às entradas de João Duarte e Vera Machado.

Francisco Fonseca assume agora o lugar de João Duarte, mudança que levou a uma redistribuição de pelouros.

Assim, a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, fica responsável pelos pelouros da representação institucional, economia e finanças, ambiente e alterações climáticas, fundos comunitários, obras públicas, juntas de freguesia, florestas e comunicação.

O vice-presidente, João Carlos Figueiredo, tem em mãos as pastas da educação e ação social escolar, parque escolar e mobilidade, proteção civil, saúde, biblioteca, museu e arquivo municipais, cultura e património cultural e movimento associativo cultural, humanitário e associação de trabalhadores da Câmara Municipal de Tondela, recursos humanos, turismo e termalismo, estaleiro municipal e espaços verdes.

Já a vereadora Vera Machado tem competências nas áreas de desenvolvimento económico, indústria, comércio e serviços, fiscalização, higiosanitários, ação social e habitação, centro tecnológico e de empreendedorismo, eventos municipais, desenvolvimento rural, agrícola, mercado e feiras municipais, defesa do consumidor e loja do cidadão e espaços cidadão, feiras e mercados, cemitério municipal, expediente geral e atendimento, metrologia.

Quanto ao novo vereador, Francisco Fonseca, engenheiro civil de formação, foram-lhe entregues os pelouros das obras particulares e urbanismo/ IGT, modernização administrativa, mobilidade e acessibilidades e centro coordenação de transportes, energia, contratação pública, telecomunicações, informática, desporto, movimento associativo desportivo e infraestruturas desportivas, BUPI e juventude.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm