A Igreja Matriz de Santiago de Besteiros, em Tondela, já tem a classificação de ‘Interesse Público’, atribuída pelo Ministério da Cultura.

A portaria foi já publicada em Diário da República, e fixa como zona especial de proteção, “a primitiva igreja, de fundação medieval, foi reconstruída na segunda metade do século XVIII”.

O Ministério da Cultura justifica a classificação considerando que se trata de uma igreja que se destaca “pela imponência da sua fachada tardo-barroca com molduras recortadas e contracurvadas, onde a imagem quinhentista de São Tiago e uma vieira de grandes dimensões dão testemunho da relevância do templo nos caminhos de peregrinação compostelanos”.

Integrada numa das localidades do Caminho de Santiago de Compostela, que cruzava o concelho de Tondela e que deu nome à paróquia, foi classificada como monumento de interesse público.

A portaria, assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, refere ainda o interesse da igreja “como testemunho simbólico e religioso”, o seu “valor estético, técnico e material intrínseco”, a sua “conceção arquitetónica, urbanística e paisagística” e o que nela “se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm